UX/UI Designer
Freelancer, 2025
Oferecendo mais praticidade e rapidez na entrega do seu pedido

RESPONSABILIDADES:
-
Pesquisa
-
Análise de Similares
-
Construção de persona e mapa de empatia
-
Ideação
-
Prototipação
-
Teste de usabilidade
TIME:
-
UX/UI Designer (eu)
DURAÇÃO
-
2 meses
INTRODUÇÃO
A Darings, fundada em 2023 por Thiago Spínola, é uma marca de cookies que valoriza qualidade e referências culturais de Pernambuco.
A empresa é gerenciada por uma pessoa que precisa assumir diferentes funções. Entre comprar ingredientes, cozinhar e planejar as vendas e entregas, o empreendedor ainda precisa se comunicar com os clientes e anotar os pedidos.
O objetivo do projeto é oferecer uma melhor experiência de compra, contribuir para a fidelização dos clientes e otimizar o sistema de entregas. Portanto, será necessário a criação de um aplicativo para compra pelos clientes e um sistema web que será administrado pelo empreendedor.
PROCESSO (DOUBLE DIAMOND)

PESQUISA
Foi realizada uma Survey para entender a relação dos clientes com produtos similares e aplicativos de entrega
De 1 a 5, o quanto a embalagem de um produto como cookies, donuts, brownies ou bolos agrega valor para a experiência da compra?
1
2
3
Pouco valor
4
5
Muito valor
Ao pedir em aplicativos de entrega como ifood, rappi ou zé delivery, o que você acha que poderia ser melhorado no uso deles?
Questões relacionadas à integridade do produto durante o transporte
Foto dos produtos e taxa de entrega
O preço normalmente é mais caro, prefiro comprar com o fornecedor
Entre outras...
"A loja responder mais rápido quando acontece algum problema no pedido. A mesma coisa com o chat ser mais acessível e ir atualizando sobre todas as informações do pedido em tempo real"
- Resposta obtida na pesquisa
ANÁLISE DE SIMILARES
Foi realizada uma pesquisa para entender e avaliar produtos, serviços ou interfaces que oferecem soluções semelhantes ao projeto atual

Delikata

Baudelaire Cookies

ifood

Pizzaria Vesúvio
Insights
- É preciso de telas para o cardápio, carrinho de compras e perfil
- Colocar opções de delivery ou retirada na loja
- O usuário deve conseguir fazer, agendar ou cancelar pedidos rapidamente
- O usuário deve conseguir acompanhar o progresso do seu pedido
- O cardápio deve mostrar o nome do produto, os ingredientes e o preço
- Deve haver um canal de comunicação entre os clientes e a loja
- O usuário deve conseguir ver os horários de funcionamento da loja
- Construir um programa de fidelidade para os clientes
- Deve haver um sistema web para o empreendedor administrar as informações e pedidos do app
CONSTRUÇÃO DAS PERSONAS (CLIENTE E EMPREENDEDOR)

Joana | 27 anos | Publicitária e cliente
Comportamento
-
Pede muito delivery
-
Gosta de comer doces tomando café
-
Passa muito tempo no celular e usa diversos aplicativos de entrega como ifood, rappi, zé delivery...
-
Utiliza muito as redes sociais
-
Tenta ajudar pequenos empreendedores da sua cidade
Frustrações
-
Embalagens pouco resistentes e amassadas na entrega
-
Demora e falta de rastreamento no pedido
-
Não conseguir ver a foto do produto no aplicativo
-
Comunicação ruim com a empresa

Thiago | 26 anos | Empreendedor
Comportamento
-
Todo seu trabalho depende do delivery
-
Quer que sua marca tenha uma temática carnavalesca
-
Se preocupa com a qualidade dos produtos e se as embalagens vão chegar em bom estado nos seus clientes
-
Quer fidelizar seus clientes
Frustrações
-
Gostaria de não depender tanto de aplicativos de entrega como ifood e Rappi
-
Acha que a comunicação com os clientes poderia ser melhor e mais rápida
-
Fica frustrado com as taxas altas dos aplicativos de entrega
WIREFLOW
Foi mapeado o fluxo principal do aplicativo: o usuário entrar, fazer login e realizar uma compra

Ao clicar em OK, o usuário poderá acessar o app pelo ícone no menu bar e adicionar novas atividades

Ao adicionar uma nova tarefa, o usuário pode ativar o Start Boost, um estímulo rápido para começar o trabalho


Inicialmente, o Start Boost pode ser de 5, 10 ou 15 minutos



